Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Brega & Chique

Este é um blogue de uma mulher portuguesa com todas as (f)utilidades inerentes a essa condição...

A instalação da violência gratuita... só agora se deram conta...?!

 Ultimamente, temos assistido a um destaque deste tema na comunicação social. Foi o jovem que sofreu de bullying na Figueira da Foz, o que foi brutalmente assassinado em Salvaterra de Magos e, este fim de semana, aquela agressão ao adepto do Benfica por um agente da PSP...

 

Mas será tudo isto novidade?!... Infelizmente, não me parece que se tratem de atos isolados... É que esta sociedade em que vivemos está a ficar pobre de valores morais e éticos, para além da pobreza material que (por si só) já costuma levar as pessoas a esquecerem-se do seu lado humano, dando primazia ao animal. Eu diria mesmo que este mundo está podre e, a continuar assim, acabará por definhar e morrer de vez.

 

A base de cada cidadão (para além do que já vem no seu código genético) é a educação. O meio é o principal responsável pelo desenvolvimento do indivíduo. Como podemos ter adultos responsáveis e incapazes de atos não violentos se não são direcionados para tal?

 

Esta sociedade de jovens foi habituada a ter tudo de "mão beijada". Era só pedir... Pedir, não. Exigir, que é pior... Os nossos futuros adultos não sabem ouvir "não". Também não sabem dizer "obrigada", "por favor", "com licença" ou qualquer outra norma de cortesia... entender o significado, então, está fora de questão.

 

Para eles, os pais "quiseram ter um filho" e agora são "obrigados a dar-lhes o que eles querem". Assim, de caras. Passámos da ideia antiga de ter um filho para ajudar o sustento da casa e tratar dos pais quando estes fossem idosos para "fizeste-me, agora, sustenta-me e atura-me até morreres".

 

Como se não bastasse, o outro modelo de educação que os jovens poderiam ter, os professores, deixaram de ser alguém a ser respeitado por lhes transmitir os saberes que possuem para passarem a ser vítimas da alienação não só destes jovens, como (em muitos casos) vítimas de perseguição dos próprios pais destes "meninos".

 

Em suma, a autoridade dos pais e professores está perdida e temo bastante quando a estes pais faltarem os meios para proporcionarem o bem-estar dos seus (des)educandos. Quando esta geração habituada a ter tudo não tiver nada porque não vão querer trabalhar duramente e estão habituados a "não fazer puto", quero ver... Sim... porque passar por cima dos outros parece ser uma das regras deste novo código de ética e moral...

 

Como diria o Rui Zink aqui no minuto 5:17...

 É isso mesmo: dá trabalho e tal, mas é o único remédio.... EDUQUEM-NOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Quantos somos no Facebook?

Seguir no bloglovin

Seguidores

Quantos andam aí?

Visitas

Blogs Portugal

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Noi hablamos autres lenguas

subscrever feeds

Partilhar no Facebook

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.