Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Brega & Chique

Este é um blogue de uma mulher portuguesa com todas as (f)utilidades inerentes a essa condição...

Filmes: «A Gaiola Dourada»

 Passou há pouco tempo na televisão este badalado filme que ainda não tinha visto; e ainda bem que vi. Trata-se de uma bem conseguida caricatura dos emigrantes portugueses do século XX. Sim, porque desta nova diáspora lusa que ocorre de há uns escassos anos a esta parte (por expressa indicação do nosso queridíssimo P.M.) já não poderá ser.  Esta nova vaga de emigração nada tem a ver com o emigrante dos anos 60/70. Os níveis de habilitação literária e as profissões que vão desempenhar nada têm a ver, assim como a vontade de regressar a Portugal um dia...

 

Voltando a esta geração retratada no filme (e seus filhos já nascidos em França), a única coisa que não achei verosímel foi o final. A decisão da filha vir com o marido francês e o filho para uma qualquer quinta no Douro é completamente inesperada e não credível.

 

De resto, tudo foi muito bem "fotografado". As profissões do casal Maria e José (até os nomes) e a sua forma humilde e subserviente de estar perante a vida, as fofoquices das mulheres, a "vergonha" de ter uns pais de classe baixa, a necessidade destes filhos de emigrantes de se desprenderem das suas raízes para tentarem ser aceites ao ponto de se "renegarem" a si próprios, o "fransuguês" como língua dominante, a cultura portuguesa em contraste com o estereótipo que os franceses têm da nossa cultura... Tudo muito bem representado e com uma dose subtil de ironia e alguma comédia. A não perder.

 

Aqui têm a sinopse:

"Maria e José Ribeiro são um casal de emigrantes portugueses que vivem há mais de 30 anos, em França, na casa de porteira de um prédio situado num luxuoso bairro em Paris.

Maria é a porteira e José, seu marido, é um trabalhador da construção civil. São um casal acarinhado pelos franceses, devido à honestidade, simplicidade e humildade mas também porque nunca se recusaram a ajudar quem lhes pedisse ajuda.

Certo dia, José recebe a notícia de que irá ser herdeiro de uma grande herança do seu irmão que vivia em Portugal e a vida daquele pacato casal transforma-se radicalmente: é a grande oportunidade de regressarem ao país de origem, sonho que há muito aspiravam.

Mas há um grande entrave: a família Ribeiro tornou-se imprescindível para todos, mas em especial para os patrões que não pretendem o seu regresso a Portugal, tal como a restante família, e todos decidem arranjar um plano à sua maneira. Então há grande reviravolta na vida daquele casal e surge cada vez mais dúvidas e incertezas... e é aqui que a história começa a formar-se." (em wikipédia)

 

E o trailer:

 

Mais sobre mim

foto do autor

Quantos somos no Facebook?

Seguir no bloglovin

Seguidores

Quantos andam aí?

Visitas

Blogs Portugal

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Noi hablamos autres lenguas

Partilhar no Facebook

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.