Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Brega & Chique

Este é um blogue de uma mulher portuguesa com todas as (f)utilidades inerentes a essa condição...

Livros: «Um», de Richard Bach

  E se o espaço se deslocasse e o tempo se desdobrasse e pudessemos falar cara a cara com as pessoas que fomos no passado, com as pessoas que somos em tempos de vida paralelos em mundos alternativos?
O que lhes diriamos, que lhes perguntaríamos?
Em UM, Richard Bach conta a viagem feita com a mulher Leslie, a reinos onde a sobrevivencia depende da sua capacidade de descobrirem o que outros aspectos de si proprios aprenderam ao longo de caminhos por onde nunca enveredaram, onde a imaginação e o medo são instrumentos para salvar mundos e para os destruir, onde morrer é um passo para se ultrapassar a morte.

 

Esta é a sinopse de um livro que li há muitos anos e que quero reler (agradece-se a quem emprestei que devolva...ai, se eu me lembrasse quem foi...).

 

Lembro-me que fiquei deslumbrada com o tema deste livro. Eu sei que quando se fala em Richard Bach fala-se logo de «Fernão Capelo Gaivota», mas, para mim, este livro tem muito mais "assunto".

 

Recordo-me que andei bastante tempo a pensar neste "assunto" que, de tão óbvio, é esquecido. Ninguém na sua rotina diária tem a consciência permanente de que está constantemente a tomar decisões que afectarão para sempre o desenrolar da sua vida.

 

O que será que teria acontecido, por exemplo, se, há um mês, em vez de ter escolhido virar à direita tivesse virado à esquerda? Teria tido um acidente? Teria encontrado uma pessoa que não via há muito? Ou uma nova que podia ser o amor da sua vida?...  Aquelas que parecem ser pequenas decisões podem, de facto, vir a mudar toda a sua existência.

 

E se pudéssemos voltar atrás no tempo àquele momento em que dissémos não quando podíamos ter dito sim? Como seria a nossa vida, caso tivéssemos respondido afirmativamente...? E se houvesse um universo pararelo onde todas essas "pequenas" decisões tivessem sido diferentes e desembocassem em histórias nossas diferentes? E as pudéssemos visitar? Cada uma delas! Seriviria para fazermos diferentes escolhas na nossa vida "real"?

 

Por vezes, dou-me ao luxo de pensar nestas questões e imaginar como teria sido diferente se "isto" ou "aquilo"... Dir-me-ão que é uma perda de tempo?... Não, se isso me fizer ponderar melhor e tomar a decisão certa no futuro...

 

Sem dúvida, um livro marcante da minha vida... Era bom que mo devolvessem....

Mais sobre mim

foto do autor

Quantos somos no Facebook?

Seguir no bloglovin

Seguidores

Quantos andam aí?

Visitas

Blogs Portugal

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Noi hablamos autres lenguas

Partilhar no Facebook

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.