Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Brega & Chique

Este é um blogue de uma mulher portuguesa com todas as (f)utilidades inerentes a essa condição...

Personalidades: Inês Caldeira

 

Já aqui tenho falado de personalidades inspiradoras. Por norma, escolho grandes mulheres que se destacaram não só pelas grandes carreiras, como por aspetos da vida pessoal. Todas elas "muito à frente" no seu tempo. Visionárias, portanto. No entanto, nenhuma das que referi até hoje pude apreciar "ao vivo e a cores" e a sua influência e inspiração chegou até mim por meios indiretos.

 

Ontem, tive o enorme gosto de tomar conhecimento desta grande mulher. Não em tamanho real (porque até é bastante baixinha, embora estivesse empoleirada nuns saltos bem altos), mas no potencial que tem não só em si própria, como na capacidade de o fazer despertar nos demais.

 

Foi no decorrer de uma gala de Marketing que ouvi de alguém com apenas 38 anos um dos discursos mais inspiradores. Sem peneiras, sem salamaleques, sem vaidades inúteis, direta, com simplicidade e, acima de tudo, genuidade, Inês Caldeira, CEO da L'Oréal em Portugal tocou profundamente a audiência com o seu exemplo de perseverança e de sucesso. Assim, sem perder de vista a sua posição, nem deixar que isso lhe "subisse à cabeça".

 

O seu discurso foi um misto de racionalidade e emotividade, de uma pessoa que luta com muito esforço pelos seus objetivos profissionais, sem esquecer que antes disso é uma pessoa e, como tal, também as necessidades pessoais têm de ser satisfeitas para que se seja feliz. Sim, ela ousou falar em felicidade, o "tabu" que costuma estar separado do sucesso profissional. E ainda conseguiu fazê-lo, recorrendo à ironia e fazendo algumas piadas, que, infelizmente, não creio terem sido compreendidas pela maioria do público, mais formatado para outro tipo de discurso.

 

E citou Pessoa (duas vezes, para ver se a mensagem era claramente captada), mas mais uma vez não creio que a apreensão tenha sido completa. Não o fez de forma leviana e para mostrar que era culta (como já apreciei em outros exemplos), mas para saborear as suas palavras e com o objetivo de realmente passar a mensagem.

 

Aqui ficam duas entrevistas dela http://expresso.sapo.pt/economia/exame/2016-04-16-Nao-ha--homens-desconfortaveis-por-serem-chefiados-por-mulheres--ou-entao-sao-muito-bons-a-disfarcar  https://executiva.pt/ines-caldeira-tive-muito-mais-do-que-aquilo-com-que-sonhei/ mas garanto-vos que o discurso foi muito melhor. A não perder de vista esta mulher forte que não tem medo de expor as suas emoções e fragilidades. Bem haja!

Mais sobre mim

foto do autor

Quantos somos no Facebook?

Seguir no bloglovin

Seguidores

Quantos andam aí?

Visitas

Blogs Portugal

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Noi hablamos autres lenguas

Partilhar no Facebook

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.