Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Brega & Chique

Este é um blogue de uma mulher portuguesa com todas as (f)utilidades inerentes a essa condição...

Filme e tango («Take the lead»)

A dança está na moda. Há para todos os gostos e com base em sonoridades diferentes. Pessoalmente, gosto, adoro e amo vários estilos e não é por estar em voga. Mexe e sempre mexeu comigo. Literalmente.

 

Se tivesse que eleger a dança que mais me apaixona e que gostaria de saber dançar na perfeição, escolheria o tango. (Tinha que ser uma das mais complexas, claro...). O tango nasceu na América latina, na região do Rio de Prata. Buenos Aires, na Argentina, que deve ser o sítio ideal para aprender toda a técnica (dream on...).

 

Diz a história que esta dança descende da habanera e começou por ser interpretado em prostíbulos nas últimas décadas do século XIX. Só com o sucesso na chique Paris é que foi devidamente aceite por todo o mundo.

 

A dança mistura a paixão, o drama, a sensualidade, a brutalidade e a luta. Infelizmente, o papel de fraca e submissa calha sempre à mulher e este estilo acarreta uma história triste, que não deixa de ser apaixonante.

 

No filme «Take the lead» António Banderas interpreta um professor de dança que tenta mudar o futuro de um grupo de alunos "desviados" através da dança (sempre os mesmos enredos com os putos dos bairros de lata...). A beleza deste tango acaba por interessar os miúdos pelo tema (pudera!...):

Só por esta dança, já valeu! :)