Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Brega & Chique

Este é um blogue de uma mulher portuguesa com todas as (f)utilidades inerentes a essa condição...

«Black Friday»

 Ontem foi dia de "Black Friday" e em muitos sítios estende-se por todo o fim de semana. Mas afinal o que é isso?

É um dia em que há descontos. OK... Certo. E isso é que é o mais importante. Mas, então, porque não se chama simplesmente "dia de descontos"? Vejamos...

 

Black Friday (ou 6ª feira negra) é um termo importado dos States (mais um...) que denomina o dia de vendas a seguir ao Thanksgiving (dia de Ação de Graças). Hum... deixa cá ver... então, o povo agradece e no dia a seguir torra tudo nas compras. Faz sentido pra mim!...

 

Voltando à questão: há muitas teorias sobre a origem histórica deste nome e o porquê: que tem origem na Filadélfia, dizendo respeito ao caos no trânsito que se originava depois do dia de Açao de Graças; outra teoria diz que este termo vem da expressão "in the black" que os lojistas usam caso constatem que até esta data o seu negócio não deu lucro. Isso quereria dizer que o seu negócio estaria condenado.

 

O uso do termo começou em 1961 e estendeu-se em 1975. Diz-se que lá na terra do tio Sam marca a abertura oficial das compas de Natal. As lojas abrem cerca das 6 da manhã, mas algumas chegam mesmo a abrir mais cedo. (Dava jeito naqueles dias em que que se vem da noite e não apetece ir para casa...).

 

O povo engalfinha-se todo com o propósito de arranjar a melhor pechincha e entram nas lojas tipo "invasão-das-bombocas" (acho que nem toda a gente vai perceber isto das bombocas...).

A título de exemplo, tomem lá:

 Mas, claro, isto são os americanos que são doidos da cabeça... (e principalmente, que têm dinheiro no bolso para gastar, não é como os portugueses...).

 

Em Portugal, estes descontos também já são moda. Que eu me lembre, começaram com o "Black Friday" no «El Corte Inglés». Neste momento, estão por todo o lado e, na Internet, ao alcance mundial.

 

Portanto, se têm por aí um dinheirito a comichar, aproveitem!

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.