Da mulher-objeto ao homem-objeto...
O papel e o estatuto da mulher tem vindo vertiginosamente a sofrer alterações. Ainda há relativamente pouco tempo proliferavam os anúncios em que a mulher era apresentada como a típica dona de casa, mãe de família, felicíssima por, basicamente, servir o marido de qualquer forma que lhe aprouvesse a ele...
Mas... as coisas começaram a mudar... Elas começaram a trabalhar e a assumir carreiras profissionais também. O dinheiro começou a entrar e elas começaram a ter mais poder. Ops...
Mais tarde, quando a publicidade era dirigida a elas, centrava-se se não fosse em produtos para a casa e para os filhos, em produtos de beleza.
Mas nesta coisa da publicidade, a mulher foi sempre mais vista como um chamariz para comprar um produto; ou por outra, o seu corpo.
Deve ser por este tipo de anúncios que os homens sempre quiseram carros potentes e caros. Lá pensarão que será assim que irão ter mulheres destas.
Mas o que é certo é que, mesmo na atualidade com toda a discussão que existe sobre igualdade de género e etc e tal, ainda se encontram anúncios machistas como este. E espante-se, duma marca conceituada e ligada a uma classe social superior... Oremos...
No entanto, estamos a assistir presentemente ao fenómeno contrário. Sim, é o homem giraço, com abdominais definidos à mostra e de cachorrinho ao colo, que executa as tarefas diárias de arrumar e lavar a roupa e é um fofinho que se nos entra pela casa adentro! Mas atenção, um fofinho com um "graaaaande segredo" como ele diz...
Ou ainda o da planta, que tem em comum os belíssimos abdominais e a carinha laroca, mas este cozinha e apresenta-se em 50 sombras de Grey, mas se repararem é ela quem domina e o faz de seu escravo...
Um lava e passa a roupa, o outro cozinha... Fica difícil escolher, não...?
Como diz a minha avó: "Ai se os antigos viessem ao mundo..." (ou por outra, as antigas... )