Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Brega & Chique

Este é um blogue de uma mulher portuguesa com todas as (f)utilidades inerentes a essa condição...

Filme: «A Lista de Schindler»

 Não é que eu tenha um filme preferido (acho que ninguém consegue selecionar apenas um). Mas este é (sem sombra de dúvida) um dos que incluo na categoria de obra-prima da sétima arte. A história podem ver aqui.

 

Sempre gostei de filmes com boas histórias. Verosímeis, se possível. Ainda melhor, quando são baseados em histórias reais e retratam um qualquer momento histórico. Steven Spielberg consegue contar a história de Oskar Schindler (e a sua lista de judeus que consegue salvar) na perfeição.

 

O filme é todo a preto e branco, à exceção deste elemento (a menina cujo final atroz todos testemunhamos). O que mais choca neste filme de 1993 ganhador de 7 óscares é a forma como a humaninade é apresentada pelo realizador. Mesmo o mauzão do filme :

 não é só mau. Não é um filme com personagens "boas" ou "más". Há todo um trabalho de as mostrar modeladas e, assim, dar-lhes mais profundidade e realidade. Não é um filme de estereótipos. Isso seria vulgar.

 

 No final do filme as pessoas reais (ou seus descendentes) fazem uma verdadeira homenagem a Schindler. Mas, atenção que também esta personagem é modelada. Não é por estar no "rol dos bons" que não tem defeitos. Tem muitos e são postos a nu.

 

Podem ver algumas curiosidades sobre o filme aqui (está em português do Brasil).

 

E ainda o trailer:

Se ainda não viram têm mesmo de ver!