Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Brega & Chique

Este é um blogue de uma mulher portuguesa com todas as (f)utilidades inerentes a essa condição...

Jorge Amado, o baiano

 Para quem ainda não conhece, ou para (re)lembrar quem já o leu, aqui fica a deixa para (re)descobrirem este autor. Para quem não é muito amigo dos livros, mas gostou de novelas como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra, está na hora de conhecer a verdadeira fonte destes enredos.

 

Jorge Amado é baiano na sua vivência e na sua ficção e deixou caracterizados para a eternidade os costumes, as cores, os sabores e os cheiros da Baía, em cerca de 50 livros. É um dos autores brasileiros mais adaptados para o cinema, o teatro e a televisão e foi galadoardo com diversos prémios, incluindo o Prémio Camões. O escritor foi, aliás, membro da Academia Brasileira de Letras.

 

Se quiserem saber alguma coisa mais sobre o estilo de Jorge Amado podem ver aqui.

Através da escrita deste autor podemos "visitar" a cultura e as vivências do povo, aliás, "povão" brasileiro, com mais incidência nas camadas mais desfavorecidas (que é a esmagadora maioria da população brasileira). As crenças, os cultos e as festas populares aparecem a par da miséria, do abandono e do desespero dos que vivem à margem, de classes sociais desfavorecidas.

 

Aqui ficam algumas obras a não perder: