Livros: «Um», de Richard Bach
E se o espaço se deslocasse e o tempo se desdobrasse e pudessemos falar cara a cara com as pessoas que fomos no passado, com as pessoas que somos em tempos de vida paralelos em mundos alternativos?
O que lhes diriamos, que lhes perguntaríamos?
Em UM, Richard Bach conta a viagem feita com a mulher Leslie, a reinos onde a sobrevivencia depende da sua capacidade de descobrirem o que outros aspectos de si proprios aprenderam ao longo de caminhos por onde nunca enveredaram, onde a imaginação e o medo são instrumentos para salvar mundos e para os destruir, onde morrer é um passo para se ultrapassar a morte.
Esta é a sinopse de um livro que li há muitos anos e que quero reler (agradece-se a quem emprestei que devolva...ai, se eu me lembrasse quem foi...).
Lembro-me que fiquei deslumbrada com o tema deste livro. Eu sei que quando se fala em Richard Bach fala-se logo de «Fernão Capelo Gaivota», mas, para mim, este livro tem muito mais "assunto".
Recordo-me que andei bastante tempo a pensar neste "assunto" que, de tão óbvio, é esquecido. Ninguém na sua rotina diária tem a consciência permanente de que está constantemente a tomar decisões que afectarão para sempre o desenrolar da sua vida.
O que será que teria acontecido, por exemplo, se, há um mês, em vez de ter escolhido virar à direita tivesse virado à esquerda? Teria tido um acidente? Teria encontrado uma pessoa que não via há muito? Ou uma nova que podia ser o amor da sua vida?... Aquelas que parecem ser pequenas decisões podem, de facto, vir a mudar toda a sua existência.
E se pudéssemos voltar atrás no tempo àquele momento em que dissémos não quando podíamos ter dito sim? Como seria a nossa vida, caso tivéssemos respondido afirmativamente...? E se houvesse um universo pararelo onde todas essas "pequenas" decisões tivessem sido diferentes e desembocassem em histórias nossas diferentes? E as pudéssemos visitar? Cada uma delas! Seriviria para fazermos diferentes escolhas na nossa vida "real"?
Por vezes, dou-me ao luxo de pensar nestas questões e imaginar como teria sido diferente se "isto" ou "aquilo"... Dir-me-ão que é uma perda de tempo?... Não, se isso me fizer ponderar melhor e tomar a decisão certa no futuro...
Sem dúvida, um livro marcante da minha vida... Era bom que mo devolvessem....