Obrigada, Mário Soares!
Independentemente de tudo o que te acusem e das más decisões que também tenhas tomado (os teus longos 92 anos e o facto de seres humano fazem-nos compreender que uma pessoa verdadeira não é uma personagem plana...) escrevo este texto para te agradecer.
Se tu e pessoas como tu não tivessem existido e não tivessem lutado pela liberdade de que atualmente gozamos eu nem poderia estar aqui num "espaço público meu" a escrever a minha opinião. Pensando bem... teria opinião...? Ou, com muita sorte, estudaria até à quarta classe e, para fugir da asa dos meus pais, seria obrigada a um casamento onde viviria à mercê do meu marido...?
Poderia ter acesso igualitário à educação, à saúde e à justiça como tenho...(embora com as suas falhas)? Poderia escolher livremente uma religião, eleger um governo e restantes representantes políticos e defender ideias em que acredito...?
Existiria...? Ou o meu pai teria perecido numa guerra no ultramar que já estava perdida há muito ou seria considerado um desertor e obrigado a viver no exílio...?
Obrigada, Mário Soares pela nossa Liberdade! Pela liberdade que até os que te criticam hoje têm para exprimem a sua opinião também. Parece que não se apercebem que o podem fazer, graças a ti também...
Nem tudo foram ou são rosas, é certo... Mas qualquer sociedade que nos permita ter escolhas é melhor do que obrigarem-nos a ser o que não somos.
Até sempre, porque fazes parte da nossa História e jamais se apagará a tua chama!